quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Que vida boa!


Há um bom tempo existe a discussão sobre o que é melhor: Capitalismo ou Socialismo?O que é capitalismo?O que é socialismo?E o comunismo?

Bom eu digo, sem usar nenhuma fundamentação teórica, ou seja, da porra da minha cabeça, que não existem definições claras sobre esses conceitos, as pessoas que iniciaram essa discussão já morreram a mó tempão, e eles deixaram registros escritos tão confusos(lembro do meu sofrimento nas aulas de filosofia, sociologia e etc), que todo dia um trabalho novo é o publicado com teorias conflitantes criadas a partir das mesmas bibliografias.

Todo isso escrevi para dizer que na prática o que está ocorrendo é que as potências "capitalistas" tomaram o mundo e através do imperialismo tentam se impor sobre outras nações, daí fudeu com tudo porque agora a gente não sabe se o socialismo fracassa pelas suas teorias ou fracassa porque o capitalismo fode com ele, há quem diga também que o socialismo não fracassou na verdade, HÁ!Esse ponto sim me interessa, afinal eu gosto de estar sempre a favor das minorias, pelo menos quando o assunto não é futebol, cerveja e mulher...

Alguns anos atrás ainda no CPII, quando o Fidel deixou o poder em Cuba, eu conversava com um amigo meu:

- Legal hein cara, agora Cuba poderá se desenvolver e talz, esse cara já está mandando lá a mó tempão, o povo deve estar feliz...
- Po cara, não é bem assim não, tem gente lá que chama o Fidel de pai e está lamentando muito a saída dele.
- Ué mas todo dia eu vejo noticia de alguém que fugiu de lá, um lugar assim não pode ser bom.
- As pessoas são insatisfeitas por natureza cara, e também, você já pensou em quem manda nos meios de comunicação?São as mesmas pessoas que ajudam a ferrar com Cuba, isolando ela do mundo e blá blá blá blá blá blá Whiskas Sache...
- ....
- Eu já li também que lá não existe miséria, nem analfabeto...


Bom, a partir dessa conversa aí eu comecei a desconfiar de tudo, comecei a sempre procurar saber dos dois lados da moeda, eu ainda não tenho uma opinião formada sobre esse assunto especifico, mas é uma conversa que me interessa.

Ontem li um texto falando que a Líbia não era tão ruim e nem o Kadafi era tão ruim como é noticiado, nesse texto dizia que a ONU, em 2007, reconhecia que o IDH da Líbia era maior que o do Brasil, entre outras coisas, o texto é do blog realpolitik, procurem aí, lá tem algumas nesse sentido, lá eu também li sobre a Coréia do Norte, também dizia que lá não era tão ruim assim...

O texto já ficou grande então vou parar por aqui, mas no próximo vou escrever sobre o seguinte:

O que você prefere: Viver em uma sociedade onde você possa ter carros, casas, comidas e tecnologias luxuosas ou viver em uma sociedade onde ninguém conseguirá nunca ter acesso ao luxo, mas não exista fome, miséria, pessoas morando na rua, gente analfabeta?

5 comentários:

  1. Como historiador famoso e respeitado em todo o mundo acadêmico devo fazer alguns comentários.

    Você tocou numa questão importante aí. O socialismo soviético falhou ou foi destruído pela capitalismo/liberalismo?

    Existe um historiador contemporâneo, se não me engano o Hobsbawn, que apresentam essa característica interessante do liberalismo. Se você parar para pensar, ele enterrou três sistemas diferentes:
    A monarquia absolutista; O totalitarismo e o Socialismo.

    A capacidade de adaptação desse sistema é incrível, bem como a capacidade de eliminar seus concorrentes. Enfim, para mim a URSS não apenas falhou, mas foi derrotada pelo liberalismo.

    Agora você tocou na questão de Cuba. Muita gente fala sobre essas pessoas que fogem de lá, em busca dos E.U.A, como forma de argumentar que o sistema socialista é ruim.

    Aqui devemos destacar duas coisas: Cuba é um país pobre. Ninguém nega isso. Uma questão a ser colocada é se ela é pobre por culpa do socialismo ou pelo embargo economico estadunidense, que dura até os dias de hoje.

    Apesar da pobreza, contudo, nenhum país da América Latina deu mais certo do que Cuba do ponto de vista social.

    E por fim, para nao fazer um comentario muito grande, vale lembrar que esse movimento de fuga para o Norte não diz respeito a um caso especifico cubano. Quantos brasileiros não fogem para os EUA e Europa? Quantos argentinos? E mexicanos? Esse fenômeno não diz respeito ao sistema de governo, mas a evasão de populações de países de primeiro mundo para o terceiro. Os reacionários de plantão e desinformados, infelizmente, preferem ignorar isso e acabam soltando frases como a que você dizia até procurar conhecer mais o assunto.

    ResponderExcluir
  2. De terceiro para primeiro, vai, deu pra entender

    ResponderExcluir
  3. Oi, Julio!

    Cara, não se preocupe tanto com o tamanho do texto. Quem estiver gostando vai ler até o fim de qq forma e esse receio pode levar a uma perda de qualidade.
    Mas bem legal seu texto. E te dizer que Cuba tb foi um dos que me fez parar p perceber a importância de ver os dois lados da moeda rs.

    Lele, 2 coisas: vc errou o lugar de postar novos textos e postou em comentários haha...brincadeira, claro. Sobre o capitalismo ter "vencido" os outros sistemas, tenho a impressão de que isso aconteceu por causa da natureza do homem. Mas ainda n consegui elaborar mt bem minha teoria sobre isso haha. Talvez o homem n seja, infelizmente, mt igualitário (isso generalizando).

    ResponderExcluir
  4. Não sei se é por aí.
    Independente do homem ter ou não uma tendência natural para a desigualdade( acho que aqui no sentido de concentração) creio que isso possa ser moldado.

    Vale lembrar também que além do socialismo marxista temos tribos em diversar partes do mundo que sobrevivem com uma espécie de econômia comunitaria, e que a propriedade privada não é nem nunca foi regra no mundo.

    ResponderExcluir
  5. Bom,taí, atualmente o IDH de Cuba e da Líbia são mais altos do que o do Brasil!

    Cuba está 30 posições a cima do Brasil...

    ResponderExcluir