domingo, 22 de fevereiro de 2015

Contos - Severino de Maria do finado Zacarias

O sol ainda não nasceu, mas seu despertador já está chamando. Ele não demora a se levantar, já está acostumado e sabe que não tem muito tempo. Coloca água para ferver, veste-se, escova os dentes, lava o rosto e passa o café. Apenas uma xícara, negro e amargo. Engole a bebida e sai.

A rua ainda está escura.

Há um ponto de ônibus próximo a sua casa, mas ele prefere caminhar até o ponto final, o esforço é compensado com um banco vazio. A viagem dura uma hora, mas ele sabe que ainda pegará outro ônibus. A perspectiva não o anima, então ele se recosta e fecha os olhos. Cochilando a viagem passa mais rápido.

Ele abre os olhos.

É hora de saltar, o outro ônibus já está saindo e desta vez a viagem será em pé. Ele corre e consegue pegá-lo. Está lotado! Não dá para passar na roleta, mas tudo bem, todos vão saltar no mesmo ponto. Um colega grita seu nome e eles conversam sobre o futebol e a novela.

Mais uma hora de viagem.

O ônibus para. Ainda faltam 10 minutos, dá tempo de comer um pão com mortadela na barraca em frente ao portão da obra. Ele pega o crachá na mochila e entra. Poeira e lama, brita, areia e cimento.

Hora do almoço.

Risos, provocações e brincadeiras. Ele engole a comida rápido para poder tirar um cochilo. Uma hora de intervalo não dá para muita coisa. A tarde ele carrega tijolo e argamassa, ouve gritos do encarregado e...

Fim do expediente.

Ao sair na portaria é revistado pelo segurança, mas ele está acostumado. No caminho de volta engarrafamento, pelo menos está sentado. Enquanto pensa na novela e na cama que o espera quando chegar em casa ele adormece.
Amanhã fará tudo novamente.

2 comentários:

  1. Estava pensando no que o conto me fazia lembrar e o Gil matou a charada: Cotidiano do Chico.

    Acho que também já li alguns outros que focam na questão da repetição e do cotidiano, mas agora não lembro nenhum.

    Ficou maneiro, camarada. Só acho que você podia ter incluído o sexo e as drogas, que nunca são demais rs

    ResponderExcluir