terça-feira, 1 de outubro de 2013

Volta o Cão Arrependido

Existem eventos que já fazem parte do calendário, marcamos nas nossas agendas e aguardamos durante o ano inteiro por eles. O Carnaval, o Natal, a Páscoa e, obviamente, a queda livre do Botafogo na tabela do brasileirão.

É curioso como entra ano e sai ano o Botafogo de Futebol e Regatas sempre realiza a mesma proeza. Arranca de forma empolgante no inicio do brasileirão, sendo caracterizado pelos “especialistas” como dono do futebol mais bonito e bem jogado do país e, com a precisão de um relógio suíço, cai absurdamente de rendimento a partir do segundo semestre terminando a competição em um justíssimo 10º lugar.

Bem, antes de mais nada vamos aos números. Quando a folha referente ao mês de Agosto ainda não havia sido arrancada de nossos calendários, durante o primeiro turno, o Botafogo havia vencido dez vezes, empatado em seis ocasiões e sofrido apenas três derrotas, com isso obteve um aproveitamento de 63%. Bem próximo dos 66% que, dizem os matemáticos, é suficiente para se sagrar campeão brasileiro. Pois bem, já no segundo turno do BR13 foram duas vitórias e três derrotas em cinco jogos, resultando em um aproveitamento de 40%. Digno de clubes que brigam para não cair (mas ainda assim melhor que o Vasco).

O mais interessante, no entanto, é ver que o torcedor botafoguense é dono de um otimismo digno de um romance de Eleanor Porter. Por mais que ele esteja (literalmente) careca de conhecer esse tragicômico enredo está sempre disposto a discutir com qualquer torcedor com o objetivo de provar que dessa vez ele será campeão. 

Mas devo confessar aos amigos que tenho até certa simpatia pelo foguinho, é quase como um segundo América aqui no Rio. É um clube simpático e possuidor de uma bonita história. Poucos títulos é verdade, mas uma bonita história, e, claro, não faz mal a ninguém.

4 comentários:

  1. De fato, isso já está ficando repetitivo. Infelizmente, acho que não estou em posição de criticar o botafogo...

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu nunca verei o Botafogo participando de uma Libertadores. Eles conseguem disputar o título no primeiro turno e cair pra parte de baixo da tabela no segundo. Sempre assim... Isso é realmente algo incrível...

    ResponderExcluir
  3. Nem o tecnico aguentou tanta derrota e infartou..

    ResponderExcluir
  4. Não consigo falar mal do Botafogo, não dá, é muita sacanagem...deixa os caras...são apaixonados...não dá pra levar a sério...rs

    Botafogo é Botafogo...

    ResponderExcluir